Entendendo o processo de sua venda/pedido.

Seja no virtual ou no físico, toda compra tem um processo de pagamento. No comércio virtual, o pedido passa por alguns níveis até que o produto chegue a mão do comprador. Essas etapas têm uma nomenclatura para guiar o consumidor. Chamamos de status do pedido. A intenção é deixar o cliente ciente de todo o processo, informando em qual estágio está o pedido feito por ele. Ter conhecimento destas etapas é fundamental para que tudo vá bem e não haja nenhuma confusão.

Entendendo os processos

Todo o pedido que é recebido pela sua loja virtual só será encaminhado (produto retirado do estoque, embalado, enviado) após a confirmação de pagamento. De uma forma geral e simplificada, o percurso de uma compra eletrônica se dá assim:

  1. O cliente faz o pedido (escolhendo o produto e a forma de pagamento);
  2. Seu pedido é recebido;
  3. Pagamento é aprovado;
  4. O produto é faturado e processado (ou seja: retirado do estoque, embalado e enviado);
  5. Pedido é concluído.

Durante este percurso, muitas coisas podem acontecer. O cliente pode cancelar a compra, mudar de ideia ou até mesmo pode ocorrer algum problema com o pagamento. Para ter o máximo de transparência, enquanto o pedido e o pagamento são verificados, o comprador é informado etapa por etapa do que está acontecendo. Dessa forma, é mais fácil identificar e resolver erros que possam vir a acontecer. O sistema envia alertas por e-mail para toda a ação efetuada pelo cliente na loja virtual.

Status do pedido no Bein

Saber o que cada status de pedido está indicando é essencial tanto para o comprador, como para você lojista que está oferecendo o recurso. Porém, a nomenclatura dos status podem gerar algumas confusões. Por isso, é necessário a total atenção a cada um deles. Por mais que possam ser similares, cada status se enquadra em situações específicas e distinguir entre um e outro é fundamental. Abaixo separamos os status do pedido do Bein e ao que se referem:

  • Pagamento Pendente:
    Aqui o mais importante é saber que o pagamento não foi iniciado, porém o pedido foi recebido com sucesso. Ou seja: sua loja está ciente da sua encomenda, mas o pagamento ainda não foi efetuado.
  • Processando:
    Nesta etapa a parte do cliente já está feita e agora é com a sua loja. Isto quer dizer que o pagamento foi aprovado e o pedido está sendo finalizado. É neste momento que o produto é processado, faturado e encaminhado para expedição.
  • Concluído:
    Pedido finalizado e concluído. Não requer nenhuma ação adicional.
  • Aguardando:
    Quando este status aparece quer dizer que o pagamento está sendo aguardado. Ou seja: o pedido foi recebido, porém, o pagamento está na espera, ainda não foi feito. Um aspecto interessante é que quando isso acontece o produto já fica reservado no estoque para o cliente até a realização do pagamento.
  • Falhado:
    Neste caso, o pagamento não foi efetuado ou foi recusado. Vale ressaltar que muitas vezes este status pode não aparecer de imediato e sim, como pendente esperando ser verificado.
  • Cancelado:
    O pedido foi cancelado ou pelo cliente ou pelo administrador da loja. Quando isso acontece não há necessidade de qualquer ação adicional.
  • Reembolsado:
    Significa que o reembolso foi feito pelo administrador.

Alertas de e-mail

Agora que cada status do pedido está claro, será mais fácil entender os alertas de e-mail que o sistema do Bein envia para cada ação efetuada pelo cliente. Vale reforçar que este é um recurso do Beine para deixar o cliente ciente de todas as etapas que seu pedido passa, e também, de qualquer ação que ele execute dentro da loja virtual. Os e-mails estão configurados para as seguintes situações:

  • Novo pedido: quando o pedido é gerado na loja virtual;
  • Pedido cancelado: quando o status do pedido é alterado para cancelado;
  • Processando pedido: assim que o pedido teve o pagamento aprovado, o status é alterado para processando e o cliente é informado;
  • Pedido concluído: o pedido completo é enviado para o cliente. Neste caso, o pedido já é marcado pela loja como concluído, e geralmente indica que o pedido foi enviado;
  • Pedido reembolso: quando existe alguma situação de reembolso, o alerta por e-mail informa quando a loja fez o depósito;
  • Fatura do cliente: é enviado para o cliente contendo as informações do pedido e links para pagamento;
  • Nota do Cliente: assim que o administrador da loja adicionar uma nota ao pedido, o e-mail é emitido alertando o cliente;
  • Redefinir senha: enviado ao cliente para redefinir sua senha de uso;
  • Código de Rastreamento: quando configurado um código de rastreamento dentro de um pedido.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO

Não se preocupe, não enviamos spam

André Henrique Dotta

André Henrique Dotta

Fundador do Bein, fascinado por conhecimento, empreendedorismo, tecnologia, inovação e pelos desafios de fazer a sociedade um local melhor. Formado em Administração de Empresas, com MBA em Planejamento e Gestão Estratégica e MBA em Negócios Digitais pela Universidad Rey Juan Carlos/Madrid. Registro no Conselho Regional de Administração CRA/SC 24870.

Ficaremos felizes em ver sua opinião

Deixe uma resposta

Social

Orgulhosamente desenvolvido em Santa e bela Catarina

© Copyright 2022 – Bein – Todos os direitos reservados.

CNPJ 35.751.014/0001-21

Bein
Logo
Registar Nova Conta
Redefinir Senha

As doações compartilhadas estão nos ajudando a combater a extrema pobreza e a investir no desaparecimento da fome para sempre.

 

A maior parte das doações vai diretamente para os recursos em prol das famílias em situação de extrema pobreza. O restante é investido na operação e crescimento da comunidade, para que o número de pessoas que nos ajuda cresça também.

Distribuição das Doações

  • Programas do Bein

    Ajudam diretamente com recursos a famílias em necessidade

  • Custos operacionais

    Ajuda o Bein na operacionalização e administração como uma organização

  • Taxas de pagamento

    Cobre os custos relacionados a pagamentos

À medida em que crescemos, iremos ser capazes de cobrir os nossos custos enquanto aumentamos a quantia que irá diretamente para as famílias em situação de vulnerabilidade. 

Shopping cart